Como evitar problemas com o encanamento da sua casa

Levante a mão aquele que nunca sofreu com um entupimento em casa – seja na pia, no vaso sanitário ou em ralos. A água que vai acumulando e não desce de jeito nenhum é um sinal de que alguma coisa por ali entupiu. Preparar um arsenal contra as obstruções nos encanamentos, com desentupidores e soda cáustica é uma saída para não ficar na mão na hora do desespero, mas existem algumas medidas que merecem atenção e podem evitar o surgimento do problema.

Você já ouviu algum barulho estranho que advém da parede como se fosse um barulho de água? Ou então que há algum cano solto que quando você abre a torneira e produz um som de uma buzina de carro.Você já ouviu algum barulho estranho que advém da parede como se fosse um barulho de água? Ou então que há algum cano solto que quando você abre a torneira e produz um som de uma buzina de carro.

encanamento em casa

A durabilidade das tubulações, principalmente, em edifícios é difícil estimar um tempo de vida para que possa fazer uma troca antes que causa algum problema. Porém há componentes que se mostram com baixa qualidade e desgaste com o passar do tempo.Veja uma a lista desses elementos de um encanamento:- Natureza do material dos tubos e conexões: PVC, PPT, cobre, aço galvanizado ou ferro fundido,- Tipo de junta: solda, rosca com vedante, fusão pelo calor, fusão por adesivo solvente, anel de borracha elástico,- Condições de exposição: embutido em alvenaria, dentro de argamassa de contrapiso de laje, instalação aparente com e sem incidência de radiação solar, sujeição a variações térmicas, sujeição a movimentações e acomodações estruturais, sujeição a oscilações cíclicas de pressão interna,- Natureza química e temperatura do líquido transportado pela tubulação — água potável clorada, água quente, esgoto doméstico, águas pluviais e outros.

Vale algumas dicas para manter um bom encanamento:

1)      – Pode-se verificar que quando há dois tipos de materiais no encanamento poderá ocasionar futuros problemas, como por exemplo, perder a durabilidades para conduzir água.

2)      – Não é adequado fazer remendo nas tubulações porque dependendo do volume de água que passa por ela poderá romper o remendo muito facilmente.

Medidas simples previnem o incômodo com um encanamento entupido e podem evitar problemas:

• Evite que cabelos se acumulem no ralo ou pia do banheiro;• Não jogue papel higiênico em excesso, fraldas, absorventes, fio dental, cotonetes, cabelo;

• Na cozinha, restos de comida, borra de café e óleos não devem ser escoados pela pia ou encanamento da máquina de lavar louça;• Para evitar que cabelos ou comida se esvaiam pelo ralo, uma opção é usar uma rede de proteção. Existem produtos de vários tamanhos, de acordo com o tamanho do ralo;

• Escoamento de água lento na pia, ralo e mesmo no vaso sanitário indicam que há algum problema, entupimentos e obstruções parciais, que precisam de manutenção;

• Usar arames ou objetos pontiagudos para desobstruir os canos pode gerar mais problemas. Dê preferência para produtos;

• Produtos corrosivos, como a soda cáustica, em grandes quantidades podem ter efeito contrário e estragar o encanamento.

Uma ideia sobre “Como evitar problemas com o encanamento da sua casa”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *